domingo, 22 de maio de 2011

1 - ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA




Primeiras manifestações artísticas produzidas pelo homem.






43 comentários:

  1. A chamada arte pré-histórica é o que podemos assemelhar com produção dita artística do homem ocidental dos dias de hoje feito pelos humanos pré-históricos, como gravuras rupestres, estatuetas, pinturas, desenhos.

    Nome: Giovanna nº12 6ªD

    ResponderExcluir
  2. As mais antigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em paredes de rocha,sobretudo em cavernas.esse tipo de arte é chamado de rupestre,do latim rupes,rocha.já foram encotradas imagens rupestres emmuitos locais,mas as mais estudadas são as das cavernas de lascau e chauvet,frança,de altamira,espanha,de tassili,na região do saara,africa,e as do municipio de São raimundo nonato,no piauí,brasil.
    Nome;Igor Dantas Sales
    Seríe;6
    Turma;d

    ResponderExcluir
  3. Os escultores pré-históricos produziam suas peças em metal por meio de dois métodos: o da forma de barro e o da cera perdida. No método da forma de barro o escultor fazia a forma e desejava nela o metal derretido. Então,esperavam o metal derretivo, quebrava a forma e obtinha a escultura.

    Amanda, Thalia e Hudson 6ªD

    ResponderExcluir
  4. As mais antigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em paredes de rocha,sobretudoem cavernas.


    nome:gabriel henrique
    serie:6
    turma D

    ResponderExcluir
  5. Pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registrados), que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C.. Período histórico que antecede o aparecimento da escrita e do uso dos metais, e que é reconstituído e estudado por meio da antropologia, da arqueologia, da paleontologia. Também pode ser contextualizada para um determinado povo ou nação como o período da história desse povo ou nação sobre o qual não haja documentos escritos. Assim, no Egito, a pré-história terminou aproximadamente em 3500 a.C., enquanto que no Brasil terminou em 1500 e na Nova Guiné ela terminou aproximadamente em 1900. Para muitos historiadores o próprio termo "pré-história" é errôneo, pois não existe uma anterioridade à história e sim à escrita.
    A transição para a "história propriamente dita" se dá por um período chamado proto-história, que é descrito em documentos, mas ou são documentos ligeiramente posteriores ou documentos externos. O termo pré-história mostra, portanto, a importância da escrita para a civilização ocidental.
    Uma vez que não há documentos deste momento da evolução humana, seu estudo depende do trabalho de arqueólogos ou antropólogos, como por vezes de outros cientistas, que analisam restos humanos e utensílios preservados para determinar o que acontecia.

    Aluno:matheus da silva caetano
    6 D

    ResponderExcluir
  6. PERIODO da pedra lascada/as primeiras expressões artisticas/as mais atigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em paredes de rocha, sobretudo em carvernas.ESSE TIPO de arte e chamado de rupestre.
    nome:ITALO WAGNER S.GARÇÃO numero19 6D

    ResponderExcluir
  7. Ao pensamos no inicio da historia do Brasil ,em geral nos vem a mente o ano de 1500 ,ano da chegada dos portugueses .

    ResponderExcluir
  8. Os artistas pré-historicos faziam também escultura ,em pedra e matal que mostram seu empenho na criaçao de objetos e na representaçao da figura humana ha escultura em bronze nas quais ja é possivel observar não só a postura elegante da figura humana como também detalhes do rosto e das vestes.nome:guilherme augusto silva chaves 6 D

    ResponderExcluir
  9. Ao pensamos no inicio da historia do Brasil ,em geral nos vem a mente o ano de 1500 ,ano da chegada dos portugueses . guilherme augusto silva chaves 6D

    ResponderExcluir
  10. um dos periodos mais fascinantes da historia humana e a pre-historia.Esse periodo nao foi registrado por nenhum documento escrito,pois é exatamente a epoca anterior a escrita.







    nome:gabriel henrique
    serie:6 D

    ResponderExcluir
  11. Ao pensarmos no início da história do brasil,em geral nos vem á mente o ano 1500,da chegada dos portugueses.mas o território a que chamamos brasil já era habitado por povos indigenas havia milhares de anos.sabemos deles por meio de vestigios arqueologicos:fragmentos de ossos e de objetos,desenhos e pinturas gravados em rochas.
    entre os desenhos e ointuras rupestres encontrados no brasil,destacam-se os do sitio arqueologicos.localizado em São Raimundo Nonato, Piaui, onde desde 1970 varios pesquisadores vêm trabalhando.Em 1978, foi coletada no local grande quantidade de vestigios arqueológicos.Segundo pesquisas, os primeiros habitantes da região usavam as grutas como abrigo ocasional e foram os autores das obras ali pintadas e gravadas .
    São raimundo Nonato não é, porém, o unico local no brasil onde se encontram exemplos de arte rupestre.Há importantes sitios arqueologicos, por exemplo, em pedra pintada, no pará , e em peruaçu e lagoa santa, em minas gerais.
    As pesquisas sobre antigas culturas que existiram no brasil nos permitem ver que nossa historia está ligada á historia do mundo. Além disso,reforçam o conhecimento de que nossas raizas se encontram num tempo muito mais remoto do que o ano de 1500, tido como o ano que deu inicio á "historia do Brasil".
    Nome;Igor Dantas Sales
    Seríe;6
    turma:d

    ResponderExcluir
  12. A arte na pre história eles utilizavao as maos em negativo porque eles utilizavao tintas nas rochas das cavernas e também eles eram nomades nao tinham vida propria eles também utilizavam a caça e pesca para pecarem os alimentos e etc. Jefferson pererira coelho numero 20 6 D

    ResponderExcluir
  13. A arte neste período pode ser inferida a partir dos povos que vivem atualmente ou viveram até recentemente na pré-historia (por exemplo, os aborígenes, os índios). Na pré-história, a arte não era algo que pudesse ser separado das outras esferas da vida, da religião, economia, política, e essas esferas também não eram separadas entre si, formavam um todo em que tudo tinha que ser arte, ter uma estética, porque nada era puramente utilitário, como são hoje um abridor de latas ou uma urna eleitoral. Tudo era ao mesmo tempo mítico, político, econômico e estético.

    A arte como uma palavra que designa uma esfera separada de todo o resto só surgiu quando surgiram as castas, classes e Estados, isto é, quando todas aquelas esferas da vida se tornaram especializações de determinadas pessoas: o governante com a política, os camponeses com a economia, os sacerdotes com a religião e os artesãos com a arte. Só aí é que surge a arte "pura", separada do resto da vida, e palavra que a designa.

    ResponderExcluir
  14. A arte neste período pode ser inferida a partir dos povos que vivem atualmente ou viveram até recentemente na pré-historia (por exemplo, os aborígenes, os índios). Na pré-história, a arte não era algo que pudesse ser separado das outras esferas da vida, da religião, economia, política, e essas esferas também não eram separadas entre si, formavam um todo em que tudo tinha que ser arte, ter uma estética, porque nada era puramente utilitário, como são hoje um abridor de latas ou uma urna eleitoral. Tudo era ao mesmo tempo mítico, político, econômico e estético.

    A arte como uma palavra que designa uma esfera separada de todo o resto só surgiu quando surgiram as castas, classes e Estados, isto é, quando todas aquelas esferas da vida se tornaram especializações de determinadas pessoas: o governante com a política, os camponeses com a economia, os sacerdotes com a religião e os artesãos com a arte. Só aí é que surge a arte "pura", separada do resto da vida, e palavra que a designa.

    ResponderExcluir
  15. As mais antigas figuras pelo ser humano foram desenhadas em paredes de rochas,sobretudo em caverna.

    NOME:Natália carvalho aguiar 6ªE Nº:23

    ResponderExcluir
  16. Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e portanto antes da escrita. No entanto isso pressupõe uma grande variedade de produção, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com algumas características comuns.

    A primeira característica é o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade, material, cotidiana ou mágico-religiosa: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Cabe lembrar que as cenas de caça representadas em cavernas não descreviam uma situação vivida pelo grupo, mas possuía um caráter mágico, preparando o grupo para essa tarefa que lhes garantiria a sobrevivência.

    As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da Itália e datam de aproximadamente de 25000a.C., portanto no período paleolítico. Na França encontramos o maior número de obras pré históricas e até hoje em bom estado de conservação, como as cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho
    Nome:Vitoria Ellen
    Data:23/05/2011
    Serie:6 'F'

    ResponderExcluir
  17. esses assuntos sobre a arte é muito enteressante pois o mundo evoluiu muito desde aquele tempo pra ca!
    A primeira característica é o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade.eu acho legal o jeito que ele cassava seus alimentos.thais 6f

    ResponderExcluir
  18. Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e portanto antes da escrita. No entanto isso pressupõe uma grande variedade de produção, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com algumas características comuns.

    A primeira característica é o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade, material, cotidiana ou mágico-religiosa: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Cabe lembrar que as cenas de caça representadas em cavernas não descreviam uma situação vivida pelo grupo, mas possuía um caráter mágico, preparando o grupo para essa tarefa que lhes garantiria a sobrevivência.
    Nome:Jeferson Oliveira 6ªF

    ResponderExcluir
  19. A chamada arte pré-histórica é o que podemos assemelhar com produção dita artística do homem ocidental dos dias de hoje feito pelos humanos pré-históricos, como gravuras rupestres, estatuetas, pinturas, desenhos.

    A arte pré-histórica não está necessariamente ligada à ideia de "arte" que surgiu a partir do renascimento, pois estabelecer um paralelo entre a civilização ocidental e os humanos pré-históricos é uma tarefa muito extenuante, senão mesmo impossível.

    A relação que o homem pré-histórico tinha com esses objetos é impossível definir. Pode-se, no entanto, formular hipóteses e efectuar um percurso para as apoiar cientificamente.

    Ainda hoje, povos caçadores-recolectores produzem a dita "arte" e em algumas tribos de índios percebe-se a relação do homem contemporâneo com o conceito atual de obras de arte e também de comércio.






    nome:gabriel henrique
    serie:6°"D"

    ResponderExcluir
  20. Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e portanto antes da escrita. No entanto isso pressupõe uma grande variedade de produção, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com algumas características comuns.

    A primeira característica é o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade, material, cotidiana ou mágico-religiosa: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Cabe lembrar que as cenas de caça representadas em cavernas não descreviam uma situação vivida pelo grupo, mas possuía um caráter mágico, preparando o grupo para essa tarefa que lhes garantiria a sobrevivência. by: Thaiís Ohanna

    ResponderExcluir
  21. A primeira característica é o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade, material, cotidiana ou mágico-religiosa: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça. Cabe lembrar que as cenas de caça representadas em cavernas não descreviam uma situação vivida pelo grupo, mas possuía um caráter mágico, preparando o grupo para essa tarefa que lhes garantiria a sobrevivência.

    ResponderExcluir
  22. Markos Vinicios Pessoa do carmo 6 g 21

    Escultura

    A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, onde encontramos a temática predominante em toda a arte do período, animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da fertilidade;

    Entre as mais famosas estão a Vênus de Lespugne, encontrada na França, e a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria foram criadas principalmente em pedras calcárias, utilizando-se ferramentas de pedra pontiaguda.

    Durante o período neolítico europeu (5000aC - 3000dC) os grupos humanos já dominavam o fogo e passou a produção de peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície; somente na idade do bronze a produção da cerâmica alcançou grande desenvolvimento, devido a utilização na armazenagem de água e alimentos

    ResponderExcluir
  23. Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.

    6ªg railan

    ResponderExcluir
  24. jorgiane cef03 6°g
    A arte neste período pode ser inferida a partir dos povos que vivem atualmente ou viveram até recentemente na pré-historia (por exemplo, os aborígenes, os índios). Na pré-história, a arte não era algo que pudesse ser separado das outras esferas da vida, da religião, economia, política, e essas esferas também não eram separadas entre si, formavam um todo em que tudo tinha que ser arte, ter uma estética, porque nada era puramente utilitário, como são hoje um abridor de latas ou uma urna eleitoral. Tudo era ao mesmo tempo mítico, político, econômico e estético.

    A arte como uma palavra que designa uma esfera separada de todo o resto só surgiu quando surgiram as castas, classes e Estados, isto é, quando todas aquelas esferas da vida se tornaram especializações de determinadas pessoas: o governante com a política, os camponeses com a economia, os sacerdotes com a religião e os artesãos com a arte. Só aí é que surge a arte "pura", separada do resto da vida, e palavra que a designa.

    Mas antes do renascimento, os artesãos eram muito ligados à economia, muitos eram mercadores e é daí que vem a palavra "artesanato". Então a arte ainda era raramente separada da economia (embora na grécia antiga, a arte tenha chegado a ter uma relativa autonomia), por isso, a palavra "arte" era sinônimo de "técnica", ou seja,"produzir alguma coisa" num contexto urbano. No renascimento, alguns artesãos foram sustentados por nobres (os Médici, por exemplo) apenas para produzir arte, uma arte "pura". Aí é que surgiu a arte como a arte que conhecemos nos dias atuais

    ResponderExcluir
  25. jorgiane cef03 6°g

    A arte do Paleolítico refere-se ao início da história da arte e à mais antiga produção artística de que se tem conhecimento. A arte deste período situa-se na Pré-História, no Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), e tem início há cerca de dois milhões de anos estendendo-se até c. 8000 a.C.

    O Paleolítico é um dos três períodos da Idade da Pedra, ao qual se segue o Mesolítico e, posteriormente, o Neolítico (Idade da Pedra Polida), e que se situa, do ponto de vista geológico, na Idade do gelo, mais precisamente no Pleistoceno.

    Somente no início do século XX são feitas as primeiras descobertas de achados pré-históricos e a primeira reacção da classe especialista é a de cepticismo relativamente à aparente maturidade artística num nível tão embrionário da história da humanidade. Considerava-se até então que a primeira semente artística teria sido lançada no Antigo Egipto e na Mesopotâmia. Embora ainda hoje persistam dúvidas quanto ao efectivo objectivo das peças de arte paleolíticas, a verdade é que a qualidade e criatividade que revelam são inegáveis e de extrema importância para a compreensão da mentalidade do Homem.

    São deste período instrumentos de pedra talhada, decoração de objectos, jóias para diferentes partes do corpo, pequena estatuária representando a figura feminina ou animais, relevos e pinturas parietais com temática de caça e figuras isoladas de animais ou caçadores.

    ResponderExcluir
  26. Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

    ResponderExcluir
  27. essas maos em negativo sao estranhas e pareçe que eles fasiam parte de um ritual ou entao para disser que esse animal ja poderia estar comfirmado que esse animal ja estaria pego por esse caçador e tambem eles tem uma agilidade de desenhar muito aperfeisuada e ate hoje existem esses desenhos escrito nas paredes de cavernas e em moseus para as pessoas observarem ou ate tirarem fotos e tambem existe uma serta vantagem deses desenhos se desfaser de acordo com o tempo !!! serie/turma:6G aluno:alexandre souza

    ResponderExcluir
  28. a arte na pre historia As principais manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significado ainda desconhecido. Essa fase inicial é marcada pela utilização predominantemente do preto e do vermelho e é considerada portanto como naturalista. lucas m.6ª

    ResponderExcluir
  29. E imprecionante como essas artes pode durar tanto tempo!...
    E essas artes que os povos egipicios fasiam era imprecionante!,tambem muito bonito! (:

    Joao Pedro de oliveira magalhaes
    6g,sala08,vespertino (:

    ResponderExcluir
  30. No período neolítico a pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as, cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração... e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas.

    ResponderExcluir
  31. Aprecio muito essas artes egipicias, tambem como dava trabalho na epoca, sem muitos estrumentos tecnologicos ou outros tipos de estrumentos, mais mesmo assim elas ficavao exelentes e lindas!!

    Joao Pedro de oliveira magalhaes
    6g,sala08,vespertino (:

    ResponderExcluir
  32. A arte pré-histórica e muito importante para as pessoas porque elas pode ter uma reflexão de como surgiu certas coisas. Saber mais sobre o passado a antiguidade e também como surgiu a arte a pintura.

    ResponderExcluir
  33. A arte na pre historia paleolitico 30.000 ac em maos em negativo pintura rupestre e magica temas animais eles pegavam sangue,oleo e terra para fazer pinturas de animais para cacar.

    ResponderExcluir
  34. -A arte da pre-história podemos dizer que é o começo
    da arte ou o começo da vida artistica pois foram os pre-historicos que deram inicio a arte rupestre, estatuetas, pinturas, desenhos.

    *--* Iara Porfírio De Carvalho.6°G

    ResponderExcluir
  35. Marlon 6ºG dise...

    Surgia na pre-historia sugiram as primeira explesões artisticas do homem,que eram a arte rupreste que eram a figuras de animas do modo em que viam que eram desenhadas em rochas e cavernas.tambem haviam pinturas em maos,que eram as duas pinturas mais importatens desse periodo.
    Tambem haviam escultras pre-historicos quer eram feitas por metais,produziam metal por dois metodos,o da forma de barro eo da cera perdida.no metodo de forma de barro,o escultor fazia o e despezava nela o metal derretido.Entao esperava o metal esfriar,quebrava a forma obtindo a escultura.

    ResponderExcluir
  36. O Paleolítico é um dos três períodos da Idade da Pedra, ao qual se segue o Mesolítico e, posteriormente, o Neolítico (Idade da Pedra Polida), e que se situa, do ponto de vista geológico, na Idade do gelo, mais precisamente no Pleistoceno.anne kelly 6ªG

    ResponderExcluir
  37. -A pintura egipicia era feita de uma so forma (olhos,pés)de frente (tronco,ombro) e o resto do corpo de lado mais com o passar do tempo foi mudando de faraoó ate chegar um q mudo as regras começo a pintar as pessoas como elas eram ,porem quando ele morreu voltou tudo a ser como era antes até as crenças ele conçeguiu mudar.
    Iara Porfírio De Carvalho. 6ªG

    ResponderExcluir
  38. A pintura egipcia era feita com o resto do corpo, com passar dos tempo as pintura foi feita com mais delicadesa e cada vez mais empresionante com a pintura que e feita.

    Jackson Anastácio da Silva Junior 6ªE

    ResponderExcluir
  39. Achei muito interessante como estão expostas as obras de arte e diferentes tipos de pinturas na pré história isso serve para mostrar (principalmente o inicio da arquitetura)como o ser humano é capaz de evoluir velozmente através de obras de arte.
    Rafael Silva Correa 7ªE

    ResponderExcluir
  40. **********FIM DO 2º BIMESTRE**********

    ResponderExcluir
  41. "Quando dizemos que um objeto indígena tem qualidades artísticas, podemos estar lidando com conceitos que são próprios da nossa civilização, mas estranhos ao índio. Para ele, o objeto precisa ser mais perfeito na sua execução do que sua utilidade exigiria. Nessa perfeição para além da finalidade é que se encontra a noção indígena de beleza. Outro aspecto importante a ressaltar: a arte indígena é mais representativa das tradições da comunidade em que está inserida do que da personalidade do indivíduo que a faz. É por isso que os estilos da pintura corporal, do trançado e da cerâmica variam significativamente de uma tribo para outra. É preciso não esquecer que tanto um grupo quanto outro conta com uma ampla variedade de elementos naturais para realizar seus objetos: madeiras, caroços, fibras, palmas, palhas, cipós, sementes, cocos, resinas, couros, ossos, dentes, conchas, garras e belíssimas plumas das mais diversas aves. Evidentemente, com um material tão variado, as possibilidades de criação são muito amplas, como por exemplo, os barcos e os remos dos Karajá, os objetos trançados dos Baniwa , as estacas de cavar e as pás de virar biju dos índios xinguanos. As peças de cerâmica que se conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos índios e uma linguagem artística que ainda nos impressiona"
    NOME LEANDRO MAURICIO
    Nº24
    6:D

    ResponderExcluir
  42. http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_ind%C3%ADgena
    NOME LEANDRO MAURICIO
    Nº24
    6ºD

    ResponderExcluir