domingo, 11 de setembro de 2011

8 - ARTE INDÍGENA BRASILEIRA (Pesquisa)

CERÂMICA

TRANÇADO


ENFEITES E PINTURAS CORPORAIS


OBJETOS


 ARTE PLUMÁRIA


94 comentários:

  1. ''A cerâmica (do grego κέραμος — "matéria-prima queimada"[1][2] ) é a atividade ou a arte de produção de artefatos cerâmicos. Qualquer classe de material sólido inorgânico, não-metálico (não confundir com termo ametal) que seja submetido a altas temperaturas (aproximadamente 540°C) na manufatura. Geralmente uma cerâmica é um óxido metálico, boreto, carbeto, nitreto, ou uma mistura que pode incluir aniões.'' http://pt.wikipedia.org/wiki/Cer%C3%A2mica
    Nome: Giovanna G. 6º D

    ResponderExcluir
  2. ''As peças de cerâmica que se conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos índios e uma linguagem artística que ainda nos impressiona. São assim, por exemplo, as urnas funerárias lavradas e pintadas de Marajó, a cerâmica decorada com desenhos impressos por incisão dos Kadiwéu, as panelas zoomórficas dos Waurá e as bonecas de cerâmica dos Karajá.''

    http://www.arteducacao.pro.br/hist_da_arte/hist_da_arte_prebrasil.htm

    Nome: Isadora S. 6ª D

    ResponderExcluir
  3. "arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil , antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_ind%C3%ADgena

    Nome:Luiz fernando Nº:27

    Turma 6ª D

    ResponderExcluir
  4. A arte plumária dos índios brasileiros é uma das expressões plásticas mais conhecidas e impactantes das culturas nativas do Brasil. A definição usual de arte plumária diz respeito aos objetos confeccionados com penas e plumas de aves, amiúde associadas a outros materiais, e em sua maioria usados como ornamento corpóreo, seja de uso cotidiano seja em funções solenes e ritualizadas. A definição também inclui a fixação de penas diretamente sobre o corpo humano, em geral com os mesmos objetivos e significados, e a confecção de objetos emplumados para outros usos além do adorno do corpo. NOME:yasmim TURMA:D SERIE:6

    ResponderExcluir
  5. "Até os anos 60, em Icoaraci, 20 km de Belém/PA, a produção de cerâmica se resumia a telhas, tijolos e potes. Havia apenas dois ou três ceramistas fazendo trabalhos artísticos".


    http://babeldasartes.wordpress.com/2008/09/25/prato-marajoara-arte-indigena/

    nome:Gabriel Henrique
    serie:6°
    turma:D
    n°10

    ResponderExcluir
  6. ''Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil , antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI.

    Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo. Mas o ponto alto da arte indígena são os trançados indispensáveis ao transporte de caça, da pesca, de frutas, para a construção do arcabouço e da cobertura da casa e para a confecção de armadilhas.''

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_ind%C3%ADgena

    Nome: Polliane barbosa gonçalves 6ª D

    ResponderExcluir
  7. "A arte plumária dos índios brasileiros é uma das expressões plásticas mais conhecidas e impactantes das culturas nativas do Brasil. A definição usual de arte (plumária diz respeito aos objetos confeccionados com penas e plumas de aves, amiúde associadas a outros materiais, e em sua maioria usados como ornamento corpóreo, seja de uso cotidiano seja em funções solenes e ritualizadas. A definição também inclui a fixação de penas diretamente sobre o corpo humano, em geral com os mesmos objetivos e significados, e a confecção de objetos emplumados para outros usos além do adorno do corpo."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_plum%C3%A1ria_dos_%C3%ADndios_brasileiros

    nome: Sérgio B. Nardy
    turma:6 D

    ResponderExcluir
  8. Arte Indígena
    Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil , antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI.

    Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo. Mas o ponto alto da arte indígena são os trançados indispensáveis ao transporte de caça, da pesca, de frutas, para a construção do arcabouço e da cobertura da casa e para a confecção de armadilhas.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_ind%C3%ADgena
    Nome:Lorena Guedes Machado 6ªD

    ResponderExcluir
  9. "Os povos indígenas que habitavam a América antes da chegada dos espanhóis, como os incas, são chamados pré-colombianos. Muitos objetos feitos por eles, como jarras, potes e louças, foram encontrados por historiadores e estão expostos em museus do Peru e da Bolívia."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Norte_da_Am%C3%A9rica_do_Sul

    Gabriel Martins De Almeida /nº:11/6ªD

    ResponderExcluir
  10. "A arte plumária é exuberante e está associada à religiosidade, a beleza e a vaidade, proporcionando elegância e majestade. No cocar estão contidas muitas informações, como o grupo, a faixa etária, posição social e política de seu possuidor. Em forma de roda, o grande arco indica o presente e o passado. As penas dos adornos são dispostas de forma planejada. A forma de adornar a plumagem traz consigo signos que somente podem ser decodificados por membros pertencentes à mesma cultura. Cada tribo desenvolve sua técnica criando um estilo todo próprio, caracterizando sua arte plumária. As penas e as plumas são as verdadeiras jóias dos índios pela técnica e raridades do material utilizado."NOME:MICHAEL DOUGLAS SERIE:6°D N°30

    http://www.jvanguarda.com.br/2009/04/16/arte-plumaria-brasileira/

    ResponderExcluir
  11. ''Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas à pura busca da beleza.

    Existem dois grandes estilos na criação das peças de plumas dos índios brasileiros. As tribos dos cerrados fazem trabalhos majestosos e grandes, como os diademas dos índios Bororo ou os adornos de corpo, dos Kayapó. ''


    http://www.arteducacao.pro.br/hist_da_arte/hist_da_arte_prebrasil.htm

    NOME : JULIANA GOMES SANTANA 6ª D

    ResponderExcluir
  12. "O que é índio? Um índio não chama nem a si mesmo de índio esse nome veio trazido pelos colonizadores no séc. XVI. O índio mais antigo desta terra hoje chamada Brasil se autodenomina Tupy, que significa "Tu" (som) e "py" (pé), ou seja, o som-de-pé, de modo que o índio é uma qualidade de espírito posta em uma harmonia de forma.

    Qual a origem dos índios? Conforme o mito Tupy-Guarani, o Criador, cujo coração é o Sol, /tataravô desse Sol que vemos, soprou seu cachimbo sagrado e da fumaça desse cachimbo se fez a Mãe Terra. Chamou sete anciães e disse: ‘Gostaria que criassem ali uma humanidade’. Os anciães navegaram em uma canoa que era como cobra de fogo pelo céu; e a cobra-canoa levou-os até a Terra. Logo eles criaram o primeiro ser humano e disseram: ‘Você é o guardião da roça’. Estava criado o homem. O primeiro homem desceu do céu através do arco-íris em que os anciães se transformaram. Seu nome era Nanderuvuçu, o nosso Pai Antepassado, o que viria a ser o Sol. E logo os anciães fizeram surgir da Águas do Grande Rio Nanderykei-cy, a nossa Mãe Antepassada. Depois eles geraram a humanidade, um se transformou no Sol, e a outra, na Lua. São nossos tataravós.

    Esta história revela o jeito do povo indígena de contar a sua origem, a origem do mundo, do cosmos, e também mostra como funciona o pensamento nativo. Os antropólogos chamam de mito, e algumas dessas
    histórias são denominadas de lendas".

    http://www.historiadaarte.com.br/arteindigena.html
    aluno:Paulo Marcelo X. Silveira nº32 6ºD

    ResponderExcluir
  13. "A arte não é uma atividade separada, individualizada. Normalmente, ela se mostra totalmente ligada à vida cotidiana e a elementos rituais, como nas pinturas corpo."

    http://www.coladaweb.com/artes/a-arte-indigena

    nome:jose cassio nº:22

    serie/turma:6ºD

    ResponderExcluir
  14. É trançando que o índio constrói a sua casa e uma grande variedade de utensílios, como cestos para uso doméstico, para transporte de alimentos e objetos trançados para ajudar no preparo de alimentos (peneiras), armadilhas para caça e pesca, abanos para aliviar o calor e avivar o fogo, objetos de adorno pessoal (cocares, tangas, pulseiras), redes para pescar e dormir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos, etc.

    Turma : 6 D
    Nomes : Zélia Fernanda e Letícia Sterfany

    http://arteindigenaa.blogspot.com/2009/10/trancados-e-ceramica.html

    ResponderExcluir
  15. A arte plumária dos índios brasileiros é uma das expressões plásticas mais conhecidas e impactantes das culturas nativas do Brasil. A definição usual de arte plumária diz respeito aos objetos confeccionados com penas e plumas de aves, amiúde associadas a outros materiais, e em sua maioria usados como ornamento corpóreo, seja de uso cotidiano seja em funções solenes e ritualizadas. A definição também inclui a fixação de penas diretamente sobre o corpo humano, em geral com os mesmos objetivos e significados, e a confecção de objetos emplumados para outros usos além do adorno do corpo.

    http://www.arteducacao.pro.br/hist_da_arte/hist_da_arte_prebrasil.htm

    NOME :JULIANA GOMES SANTANA

    ResponderExcluir
  16. "Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil , antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI.

    Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo. Mas o ponto alto da arte indígena são os trançados indispensáveis ao transporte de caça, da pesca, de frutas, para a construção do arcabouço e da cobertura da casa e para a confecção de armadilhas."

    Site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_ind%C3%ADgena
    Nome:Igor Dantas Sales
    Turma:6º
    Serie:d

    ResponderExcluir
  17. A cerâmica (do grego κέραμος — "matéria-prima queimada" é a atividade ou a arte de produção de artefatos cerâmicos. Qualquer classe de material sólido inorgânico, não-metálico (não confundir com termo ametal) que seja submetido a altas temperaturas (aproximadamente 540°C) na manufatura. Geralmente uma cerâmica é um óxido metálico, boreto, carbeto, nitreto, ou uma mistura que pode incluir aniões.
    nome:matheus dos santos flora
    serie:6 TURMA:D
    DCerâmica – Wikipédia, a enciclopédia livre

    ResponderExcluir
  18. PINTURA CORPORAL E ARTE PLUMÁRIA

    "Pintam o corpo para enfeitá-lo e também para defende-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. E para revelar de quem se trata, como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados. Boa tinta, boa pintura, bom desenho garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser. Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido.
    Assim como a pintura corporal a arte plumária serve para enfeites: mantos, máscaras, cocares, e passam aos seus portadores elegância e magestade. Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza"

    http://www.historiadaarte.com.br/arteindigena.html
    nome:italo turma:6d

    ResponderExcluir
  19. "A arte plumária dos índios brasileiros é uma das expressões plásticas mais conhecidas e impactantes das culturas nativas do Brasil. A definição usual de arte plumária diz respeito aos objetos confeccionados com penas e plumas de aves, amiúde associadas a outros materiais, e em sua maioria usados como ornamento corpóreo, seja de uso cotidiano seja em funções solenes e ritualizadas. A definição também inclui a fixação de penas diretamente sobre o corpo humano, em geral com os mesmos objetivos e significados, e a confecção de objetos emplumados para outros usos além do adorno do corpo."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_plum%C3%A1ria_dos_%C3%ADndios_brasileiros

    Daniel Souza Ferreira/nº:6/6ªD

    ResponderExcluir
  20. As peças de cerâmica que se conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos índios e uma linguagem artística que ainda nos impressiona. São assim, por exemplo, as urnas funerárias lavradas e pintadas de Marajó, a cerâmica decorada com desenhos impressos por incisão dos Kadiwéu, as panelas zoomórficas dos Waurá e as bonecas de cerâmica dos Karajá.

    Site:http://www.arteducacao.pro.br
    Nome: Amanda Alves da Rocha Sobral 6ªD

    ResponderExcluir
  21. "Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil , antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI
    Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo. Mas o ponto alto da arte indígena são os trançados indispensáveis ao transporte de caça, da pesca, de frutas, para a construção do arcabouço e da cobertura da casa e para a confecção de armadilhas".

    NOME:joao paulo
    nº:21
    turma:6°D

    ResponderExcluir
  22. "A arte plumária dos índios brasileiros é uma das expressões plásticas mais conhecidas e impactantes das culturas nativas do Brasil." "A arte plumária indígena possui um caráter ritualístico, em dois níveis: ... A arte plumária é uma forma de comunicação, de linguagem. Os grupos indígenas..."

    pt.wikipedia.org/wiki/Arte_plumária_dos_índios_brasileiros NOME:Iasmim SERIÉ:6º TURMA:d

    ResponderExcluir
  23. "A variedade de plantas que são apropriadas ao trançado no Brasil dá ao índio uma inesgotável fonte de matéria prima. É trançando que o índio constrói a sua casa e uma grande variedade de utensílios, como cestos para uso doméstico, para transporte de alimentos e objetos trançados para ajudar no preparo de alimentos (peneiras), armadilhas para caça e pesca, abanos para aliviar o calor e avivar o fogo, objetos de adorno pessoal (cocares, tangas, pulseiras), redes para pescar e dormir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos, etc. Tudo isso sem perder a beleza e feito com muita perfeição.
    A cerâmica destacou-se principalmente pela sua utilidade, buscando a sua forma, nas cores e na decoração exterior, o seu ponto alto ocorreu na ilha de Marajó."

    Site:http://www.historiadaarte.com.br

    Nome: Thalia Garcês Costa
    Turma: 6ªD

    ResponderExcluir
  24. CERAMICA

    "ceramica" As peças geralmente são produzidas manualmente pelas mulheres indígenas que trabalham moldando o barro, farta matéria-prima encontrada na natureza. Na época das secas, as índias recolhem o barro, nas margens dos rios, armazenando-o em cestos ou folhas de palmeiras, para evitar que o barro resseque, e depois retiram as impurezas, como pedaços de gravetos e pedras, amassando a argila com um pilão, para obterem um grão bem fino e homogêneo.

    Nome: Beatriz .p. dantas Turma 6 D

    http://www.edukbr.com.br/artemanhas/ceramica.asp

    ResponderExcluir
  25. http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_ind%C3%ADgena

    nome:joao paulo
    nº:21
    turma:6ºD

    ResponderExcluir
  26. "O cabeamento por par trançado (Twisted pair) é um tipo de cabo que tem um feixe de dois fios no qual eles são entrançados ao redor para cancelar as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada ou, em inglês, crosstalk) entre cabos vizinhos. A taxa de giro (normalmente definida em termos de giros por metro) é parte da especificação de certo tipo de cabo. Quanto maior o número de giros, mais o ruído é cancelado. Foi um sistema originalmente produzido para transmissão telefônica analógica que utilizou o sistema de transmissão por par de fios. Aproveita-se esta tecnologia que já é tradicional por causa do seu tempo de uso e do grande número de linhas instaladas.
    A matéria-prima fundamental utilizada para a fabricação destes cabos é o cobre, por oferecer ótima condutividade e baixo custo, portanto deve-se analisar com bastante cuidado a segurança contra descargas elétricas. Um acidente com descarga elétrica em qualquer ponto da rede pode comprometer toda a rede."
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_de_par_trançado



    nome:victor hugo chagas lopes

    série: 6°D

    professora:flávia

    ResponderExcluir
  27. "A técnica do trançado é tão diversificada quanto diversificado é o produto final. Sempre se inicia a peça mediante o simples cruzamento de duas talas. O processo é simples: torcer, fazer aplicações e trançar. No entanto, é um trabalho lento e cansativo, que requer esforço físico, paciência, habilidade, imaginação e sensibilidade do artesão"
    NOME:MICHAEL DOUGLAS SERIE:6°D N°30

    ResponderExcluir
  28. TRANÇADOS E CERÂMICA

    "A variedade de plantas que são apropriadas ao trançado no Brasil dá ao índio uma inesgotável fonte de matéria prima. É trançando que o índio constrói a sua casa e uma grande variedade de utensílios, como cestos para uso doméstico, para transporte de alimentos e objetos trançados para ajudar no preparo de alimentos (peneiras), armadilhas para caça e pesca, abanos para aliviar o calor e avivar o fogo, objetos de adorno pessoal (cocares, tangas, pulseiras), redes para pescar e dormir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos, etc. Tudo isso sem perder a beleza e feito com muita perfeição.
    A cerâmica destacou-se principalmente pela sua utilidade, buscando a sua forma, nas cores e na decoração exterior, o seu ponto alto ocorreu na ilha de Marajó."

    "http://www.historiadaarte.com.br/arteindigena.html"

    NOME:CARLOS EDUARDO SOARES DA SILVA N:05 6:D
    NOME:FERNADO ALVES AIRES N:08 6:D

    ResponderExcluir
  29. "O processo de construção da arte cerâmica,brasileira,com suas não querem saber que lhe estão sujeitos a dos indígenas que habitavam a nossa.O termo Marajó, em tupi significa ¨obstáculo, defesa¨. Marajó é a denominação dada a um grupo de ilhas que formam um arquípelago na foz do rio Amazonas. O habitante do arquipélago do marajó denomina-se marajoara. A cerâmica marajoara faz referência ao povo marajoara"

    http://babeldasartes.wordpress.com/2008/09/25/prato-marajoara-arte-indigena/

    ResponderExcluir
  30. "A arte plumária dos índios brasileiros é uma das expressões plásticas mais conhecidas e impactantes das culturas nativas do Brasil. A definição usual de arte plumária diz respeito aos objetos confeccionados com penas e plumas de aves, amiúde associadas a outros materiais, e em sua maioria usados como ornamento corpóreo, seja de uso cotidiano seja em funções solenes e ritualizadas."

    Site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_plum%C3%A1ria_dos_%C3%ADndios_brasileiros

    Nome:Vitor araujo do santos
    Turma:6º
    Serie:d

    ResponderExcluir
  31. "Pintam o corpo para enfeitá-lo e também para defende-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. E para revelar de quem se trata, como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados. Boa tinta, boa pintura, bom desenho garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser. Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido.
    Assim como a pintura corporal a arte plumária serve para enfeites: mantos, máscaras, cocares, e passam aos seus portadores elegância e magestade. Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza".

    http://www.historiadaarte.com.br/arteindigena.html

    Paulo Marcelo x. Silveira 6ºD

    ResponderExcluir
  32. s peças de cerâmica mais antigas são conhecidas por arqueólogos foram encontradas na Tchecoslováquia, datando de 24,500 a.C. Outras importante peças cerâmicas foram encontradas no Japão, na área ocupada pela cultura Jomon há cerca de oito mil anos, talvez mais. Peças assim também foram encontradas no Brasil na região da Floresta Amazônica com a mesma idade. São objetos simples. A capacidade da argila de ser moldada quando misturada em proporção correta de água, e de endurecer após a queima, permitiu que ela fosse destinada ao armazenamento de grãos ou líquidos, que evoluíram posteriormente para artigos mais elaborados, com bocais e alças, imagens em relevo, ou com pinturas vivas que possivelmente passaram a ser considerados objetos de decoração. Imagens em cerâmica de figuras humanas ou humanóides, representando possivelmente deuses daquele período também são frequentes. Parte dos artesãos também chegou a usar a argila na construção de casas rudes.

    site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cer%C3%A2mica
    nome:Vitor araujo dos santos
    turma:6 d
    anonimo

    ResponderExcluir
  33. Uma das características que mais marcam a cultura indígena é a pintura corporal, que pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente, como a roupa usada pelo “homem branco”.

    "http://www.fotolog.com.br/silnunes/7124371"

    brenda 6 "d"

    ResponderExcluir
  34. "a arte plumária serve para enfeites: mantos, máscaras, cocares, e passam aos seus portadores elegância e magestade. Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza."
    Nathalia Maria 6ª E

    site : http://www.historiadaarte.com.br/arteindigena.html

    ResponderExcluir
  35. ''No Brasil, existem pelo menos 30 grupos indígenas que produzem adornos plumários. Alguns deles: Xavante, Waurá, Juruna, Kaiapó, Tukano, Urubus-Kaapor, Asurini, Karajá.
    Os materias da arte plumária :
    · Penas - são os maiores elementos da plumagem. Provenientes da cauda e das asas das aves.
    · Plumas - cobertura das costas e do abdomen das aves. São menores, largas e arredondadas.
    · Penugem - pequenas plumas do pescoço, das costas e do abdomen das aves. Possuem a sua estrutura descontínua.''
    www.eba.ufmg.br/alunos/.../arteartesanato/plumaria.html
    Nome:Nathália Rosa Araújo
    Turma: sexta ''é''

    ResponderExcluir
  36. Pintura Corporal Indígena

    "Uma das características que mais marcam a cultura indígena, é a pintura corporal que pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente como a roupa usada pelo “homem branco”. A pintura corporal para os indios tem sentidos diversos, não somente na vaidade, ou na busca pela estética perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através desta arte. Feita de jenipapo, carvão ou urucum, tem como objetivo diferir os povos"


    http://arteindigenaa.blogspot.com/2009/10/pintura-corporal-indigena.html

    karine azevedos silva
    6° E

    ResponderExcluir
  37. A arte plumária indígena possui um caráter ritualístico, em dois níveis:

    1 - A confecção das peças (modo de fazer): é feita exclusivamente pelos homens, que obedecem a um ritual de caça, coleta, separação, tingimento, corte, amarração, etc.. da matéria-prima, afim de dar uma forma específica a ela.

    2 - Finalidade (simbolismo):

    · A arte plumária é uma forma de comunicação, de linguagem.
    Os grupos indígenas ornamentam o corpo em contraposição aos outros seres vivos (animais e outros grupos indígenas).
    Contrapondo-se os diferentes grupos indígenas cria-se um diferencial, tanto no aspecto interno da tribo quando no externo a estes grupos.

    http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/plumaria.html
    Mariane Gonçalves 6E

    ResponderExcluir
  38. "PINTURA CORPORAL E ARTE PLUMÁRIA

    Pintam o corpo para enfeitá-lo e também para defende-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. E para revelar de quem se trata, como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados. Boa tinta, boa pintura, bom desenho garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser. Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido.
    Assim como a pintura corporal a arte plumária serve para enfeites: mantos, máscaras, cocares, e passam aos seus portadores elegância e magestade. Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza."



    http://www.historiadaarte.com.br/arteindigena.html

    jose roberto rodrigues de sousa junior

    6º "E"

    ResponderExcluir
  39. "Na arte plumária A confecção das peças (modo de fazer): é feita exclusivamente pelos homens, que obedecem a um ritual de caça, coleta, separação, tingimento, corte, amarração, etc.. da matéria-prima, afim de dar uma forma específica a ela."
    http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/plumaria.html.
    Mateus de Castro 6º E

    ResponderExcluir
  40. "A pintura corporal indígena e uma forma de expressão.Muitos usam como forma de sentimentos". NOME:Vitor meneses frosi
    turma:6E


    www. wikipédia.com

    ResponderExcluir
  41. "Pintura corporal é uma das formas de pintura arte indígena onde os corpos são pintados com tinturas extraídas de plantas. Materiais: Jenipapo, Urucum, Babaçu, etc.A pintura corporal é uma forma de expressão. Muitos usam como forma de demonstrar seus sentimentos por algo ou alguém. Geralmente quando escultamos falar de pintura corporal temos em mente sempre os indios, mas a pintura corporal esta presente ate os dias de hoje. A tatuagem e a maquiagem é um grande exemplo de pintura corporal que é usada por pessoas de diversas partes do mundo."

    "http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_corporal"

    Nome: Wallissom kelven viana vidal.

    Turma: 6°E

    ResponderExcluir
  42. " No Brasil, existe uma grande variedade de fibras como ouricuri, embira, carnaúba, taquara, babaçu, bananeira, taboa, cipó, etc. Depois de colhidas, essas fibras passavam por um longo processo de tratamento, que era feito com cinzas, e a fibra era batida repetidamente. Hoje, o processo tornou-se diferente, bate-se a fibra no liquidificador e ferve-se com soda cáustica, o que facilita e agiliza o trabalho, mas que também provoca mudanças na maneira de encarar o fazer "

    aluno:kelbert
    site:www.artecef3.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. " Uma das características que mais marcam a cultura indígena, é a pintura corporal que pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente como a roupa usada pelo “homem branco”. "

    - link: http://arteindigenaa.blogspot.com/2009/10/pintura-corporal-indigena.html

    - Lêtícia Sousa
    - 6ª "E"

    ResponderExcluir
  44. Características da cerâmica indígena brasileira

    "A execução de artefatos em argila é um aspecto presente na maioria das comunidades indígenas brasileiras, sendo uma atividade essencialmente feminina com exceção para os grupos Yanomâmi, Waharibo e os Yekuana. Entre alguns outros grupos a produção é realizada com a participação masculina em algumas etapas. Segundo Lima (1987, p.174) nos povos Waurá os homens participam da coleta e do transporte da argila, esse é um aspecto novo devido ao aumento da produção. Entre os Júruna tanto homem quanto mulher conhecem a tecnologia, mas os homens só participam do processo de modelagem. Já entre os Tapirapé, os homens produzem cachimbos enquanto que as mulheres fabricam panelas.
    De maneira geral o processo de manufatura da cerâmica entre os povos indígenas obedece, em linhas gerais, a uma mesma seqüência operacional, com pequenas variações de caráter local que são, na maior parte das vezes, de caráter simbólico. A técnica utilizada pela maioria dos grupos indígenas é a do acordelado: superposição de rolos de argila a partir de uma base, em forma de anéis ou espirais. Como exceção, registra-se o grupo Tapirapé, que modelam diretamente suas peças em uma massa de barro - nos demais grupos essa técnica é destinada somente para peças pequenas.
    O processo operacional tem início com a obtenção da argila, retirada das margens ou leitos de rios ou córregos. Para coleta normalmente aproveita-se o período das secas, quando as águas dos rios encontram-se baixas, sendo muito comum a participação dos homens nesta tarefa, em função do grande esforço necessário. A qualidade do material pode ser testada através do tato, rolando o barro entre os dedos, ou através do paladar, como entre os Turiyó que o provam. A argila é previamente examinada e normalmente sofre uma preparação como a retirada de impurezas (fragmentos vegetais, minerais, seixos). Livre de detritos a argila é amassada sendo simultaneamente testada sua consistência – é muito comum deixar a argila repousar por vários dias antes de sua utilização."

    ...nome:Alex Dos Santos Lima
    turma:6 F

    ResponderExcluir
  45. " Uma das características que mais marcam a cultura indígena, a pintura corporal pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente como a roupa usada pelo “homem branco”.
    Feita de jenipapo, carvão ou urucum, tem como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil. Algumas índias utilizam esse método, por exemplo, para “dizer” que estão interessadas em encontrar um parceiro.
    O processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão, para diversificar as cores. Qualquer índio pode preparar o material e depois usá-lo. Entretanto, é importante tomar cuidado com os desenhos a serem pintados. Cada etnia tem sua própria marca e se alguma outra utilizar a mesma, uma luta entre as aldeias pode ocorrer.
    A etnia Tenharim, do Amazonas, faz desenhos de bolas em todo o corpo para se caracterizar. Homens usam desenhos maiores para se diferenciarem das mulheres e imporem uma posição de liderança. Já na aldeia Tapirapé, do Mato Grosso, homens podem usar as mesmas figuras das mulheres, mas as mulheres não podem usar as dos homens ".

    http://webradiobrasilindigena.wordpress.com/2007/11/28/pintura-corporal/

    Aluna: Thamiris Victoria
    Serie/turma : 6°E
    N°: 30

    ResponderExcluir
  46. Uma das características que mais marcam a cultura indígena, é a pintura corporal que pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente como a roupa usada pelo “homem branco”. A pintura corporal para os indios tem sentidos diversos, não somente na vaidade, ou na busca pela estética perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através desta arte. Feita de jenipapo, carvão ou urucum, tem como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil. Algumas índias utilizam esse método, por exemplo, para “dizer” que estão interessadas em encontrar um parceiro.O processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão, para diversificar as cores.Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido. Cada etnia tem sua própria marca e se alguma outra utilizar a mesma, uma luta entre as aldeias pode ocorrer.A etnia Tenharim, do Amazonas, faz desenhos de bolas em todo o corpo para se caracterizar. Homens usam desenhos maiores para se diferenciarem das mulheres e imporem uma posição de liderança. Já na aldeia Tapirapé, do Mato Grosso, homens podem usar as mesmas figuras das mulheres, mas as mulheres não podem usar as dos homens. Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza.

    http://arteindigenaa.blogspot.com/2009/10/pintura-corporal-indigena.html


    Aluna : Káritha
    Serie : 6ª E
    nº : 13

    ResponderExcluir
  47. "A execução de artefatos em argila é um aspecto presente na maioria das comunidades indígenas brasileiras, sendo uma atividade essencialmente feminina com exceção para os grupos Yanomâmi, Waharibo e os Yekuana. Entre alguns outros grupos a produção é realizada com a participação masculina em algumas etapas. Segundo Lima (1987, p.174) nos povos Waurá os homens participam da coleta e do transporte da argila, esse é um aspecto novo devido ao aumento da produção. Entre os Júruna tanto homem quanto mulher conhecem a tecnologia, mas os homens só participam do processo de modelagem. Já entre os Tapirapé, os homens produzem cachimbos enquanto que as mulheres fabricam panelas."


    nome:"juliana alves da silva "
    serie:"6"

    turma:"e"
    n°44

    www.artecef3.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. "Pintura corporal é uma das formas de pintura arte indígena onde os corpos são pintados com tinturas extraídas de plantas. Materiais: Jenipapo, Urucum, Babaçu, etc.A pintura corporal é uma forma de expressão. Muitos usam como forma de demonstrar seus sentimentos por algo ou alguém. Geralmente quando escultamos falar de pintura corporal temos em mente sempre os indios, mas a pintura corporal esta presente ate os dias de hoje.E para revelar de quem se trata, como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados. Boa tinta, boa pintura, bom desenho garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser. Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz.ikaro gabriel ribeiro

    ResponderExcluir
  49. "A execução de artefatos em argila é um aspecto presente na maioria das comunidades indígenas brasileiras, sendo uma atividade essencialmente feminina com exceção para os grupos Yanomâmi, Waharibo e os Yekuana. Entre alguns outros grupos a produção é realizada com a participação masculina em algumas etapas. Segundo Lima (1987, p.174) nos povos Waurá os homens participam da coleta e do transporte da argila, esse é um aspecto novo devido ao aumento da produção."
    http://ceramicaindigena.blogspot.com/
    lerissa
    6º "E"

    ResponderExcluir
  50. Não se aplicam à chamada arte indígena – que no caso do índio brasileiro pode-se definir como fazer com maestria, superando os limites do meramente utilitário -, os mesmos conceitos que regem a arte ocidental, como por exemplo o de arte pura, ou arte pela arte, até porque a arte indígena, e nela a pintura corporal, para muito além do conteúdo estético possui finalidade mágico-simbólica, vinculada que está ao universo mítico-cosmológico da comunidade, além de, entre outras funções, servir de “carteira de identidade” de quem a exibe, ao revelar dados sobre sua etnia, posição e prestígio social, sexo, idade, filiação a esse ou àquele clã, estado civil, se participa de algum ritual, se se preparou para a guerra etc. É num tal contexto que adquire pleno significado a explicação dada no longínquo Séc. XVIII a um missionário por um índio que, indagado por que se pintava, respondeu-lhe que para se diferenciar dos bichos; explicação idêntica à dos Wayana atuais, que pintam seus corpos, dizem, para não se assemelharem aos macacos. Aqui cabe um parêntese: não se deve falar em arte indígena, no singular, porém em artes indígenas porque estilos, formas e padrões ornamentais variam de povo para povo, do mesmo modo como há povos que sedestacam de maneira especial na cerâmica, outros na plumária, outros ainda na escultura em madeira, na cestaria ou – caso que nos interessa no momento – na pintura corporal.

    nome:luan rafael almeida da garcia
    turma:6 E

    ResponderExcluir
  51. "A arte plumária dos índios brasileiros é uma das expressões plásticas mais conhecidas e impactantes das culturas nativas do Brasil." http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_plumária_dos_índios_brasileiros
    Cristiano
    6ºE

    ResponderExcluir
  52. "Uma das características que mais marcam a cultura indígena, a pintura corporal pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente como a roupa usada pelo “homem branco”. http://webradiobrasilindigena.wordpress.com/2007/11/28/pintura-corporal/
    Daniel Augusto 6º "E"

    ResponderExcluir
  53. "cerámica do grego kepayac materia prima ou atividade para arte de produção de artefatos ceramico"
    http/"pt.wikipedia.org./ wik/ceramica

    Nome:victor henrique
    Turma:6E

    ResponderExcluir
  54. "A execução de artefatos em argila é um aspecto presente na maioria das comunidades indígenas brasileiras, sendo uma atividade essencialmente feminina com exceção para os grupos Yanomâmi, Waharibo e os Yekuana. Entre alguns outros grupos a produção é realizada com a participação masculina em algumas etapas. Segundo Lima (1987, p.174) nos povos Waurá os homens participam da coleta e do transporte da argila, esse é um aspecto novo devido ao aumento da produção. Entre os Júruna tanto homem quanto mulher conhecem a tecnologia, mas os homens só participam do processo de modelagem. Já entre os Tapirapé, os homens produzem cachimbos enquanto que as mulheres fabricam panelas.
    De maneira geral o processo de manufatura da cerâmica entre os povos indígenas obedece, em linhas gerais, a uma mesma seqüência operacional, com pequenas variações de caráter local que são, na maior parte das vezes, de caráter simbólico. A técnica utilizada pela maioria dos grupos indígenas é a do acordelado: superposição de rolos de argila a partir de uma base, em forma de anéis ou espirais. Como exceção, registra-se o grupo Tapirapé, que modelam diretamente suas peças em uma massa de barro - nos demais grupos essa técnica é destinada somente para peças pequenas.
    O processo operacional tem início com a obtenção da argila, retirada das margens ou leitos de rios ou córregos. Para coleta normalmente aproveita-se o período das secas, quando as águas dos rios encontram-se baixas, sendo muito comum a participação dos homens nesta tarefa, em função do grande esforço necessário. A qualidade do material pode ser testada através do tato, rolando o barro entre os dedos, ou através do paladar, como entre os Turiyó que o provam. A argila é previamente examinada e normalmente sofre uma preparação como a retirada de impurezas (fragmentos vegetais, minerais, seixos). Livre de detritos a argila é amassada sendo simultaneamente testada sua consistência – é muito comum deixar a argila repousar por vários dias antes de sua utilização."

    ...nome:Alex Dos Santos Lima
    turma:6 E

    ResponderExcluir
  55. " Alcançando a forma desejada, geralmente pautada pela utilidade, a peça é levada a secar em local fresco e arejado, à sombra, de um dia para outro, ou mais raramente durante vários dias. Uma exposição direta ao sol pode trazer danos à peça, na medida em que a ação do calor não se exerce uniformemente, podendo ocasionar rachaduras.
    Com o barro parcialmente seco e com o auxilio de instrumentos como: conchas, pedaços de cabaça, colher de metal, etc., a raspagem é feita na peça a fim de regularizar a superfície e eliminar asperezas. Em seguida é feito o polimento, geralmente com seixos molhados, cacos, palha de milho, sementes, etc., deixando marcas bem visíveis, em alguns casos brilhosa. A esta altura procede-se a decoração plástica da peça. Sobre a argila são feitas incisões, mediante o uso de objetos cortantes, unhas, etc., formando motivos geométricos; ainda são aplicados apêndices como alças, asas, figuras zoomorfas. Uma segunda secagem torna-se necessária para enrijecer a cerâmica, antes de se processar a queima. É freqüente o uso de escoras para evitar deformações.
    Para queima, arma-se uma fogueira, cujo tamanho varia em função da peça a ser queimada, em geral usa-se lenha e casca de árvores em arranjo cônico; isto garante uma queima uniforme. As peças grandes são queimadas individualmente e as pequenas em grupo, emborcadas no interior da fogueira. Em alguns casos são apoiadas em trempes (cones cerâmicos, pedras) onde são totalmente envolvidas pelo fogo durante uma ou duas horas. Eventualmente os vasos são revirados de modo a queimar por igual e, dependendo do tempo de exposição ao fogo, podem ficar esbranquiçadas, avermelhadas ou em brasa. Muitas vezes chegam a ficar incandescentes e estas são as mais bem queimadas."

    NOME: ALEX DOS SANTOS LIMA
    TURMA:6 E

    ResponderExcluir
  56. ." A pintura corporal para os indios tem sentidos diversos, não somente na vaidade, ou na busca pela estética perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através desta arte. Feita de jenipapo, carvão ou urucum, tem como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil. Algumas índias utilizam esse método, por exemplo, para “dizer” que estão interessadas em encontrar um parceiro.O processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão, para diversificar as cores.Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido. Cada etnia tem sua própria marca e se alguma outra utilizar a mesma, uma luta entre as aldeias pode ocorrer.A etnia Tenharim, do Amazonas, faz desenhos de bolas em todo o corpo para se caracterizar. Homens usam desenhos maiores para se diferenciarem das mulheres e imporem uma posição de liderança. Já na aldeia Tapirapé, do Mato Grosso, homens podem usar as mesmas figuras das mulheres, mas as mulheres não podem usar as dos homens. Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza."
    http://arteindigenaa.blogspot.com/2009/10/pintura-corporal-indigena.html
    Karine azevedo silva 6ºE

    ResponderExcluir
  57. "ARQUITETURA

    Taba ou Aldeia é a reunião de 4 a 10 ocas, em cada oca vivem várias famílias (ascendentes e descendentes), geralmente entre 300 a 400 pessoas. O lugar ideal para erguer a taba deve ser bem ventilado, dominando visualmente a vizinhança, próxima de rios e da mata. A terra, própria para o cultivo da mandioca e do milho.
    No centro da aldeia fica a ocara, a praça. Ali se reunem os conselheiros, as mulheres preparam as bebidas rituais, têm lugar as grandes festas. Dessa praça partem trilhas chamadas pucu que levam a roça, ao campo e ao bosque.
    Destinada a durar no máximo 5 anos a oca é erguida com varas, fechada e coberta com palhas ou folhas. Não recebe reparos e quando inabitável os ocupantes a abandonam. Não possuem janelas, têm uma abertura em cada extremidade e em seu interior não tem nenhuma parede ou divisão aparente. Vivem de modo harmonioso."


    jackson junior
    6ºE
    n: 38

    ResponderExcluir
  58. "Arte Indígena
    A caraterística distintiva da arte indígena é ser mais um modo do que uma coisa, mais forma do que conteúdo, mais expressão do que entidade.
    Seus corpos vermelhos, seus belos objetos, desenho geométricos e estilizados, plumárias exuberante; toda a sua forma de expressão é estilizado e com uma preocupação com a estética.
    Á alteração na arte indígena é imperceptível em cada geração, preservando, através do tempo, o perfil estilístico tribal; este conservadorismo contribuiu, o fato de que o saber técnico, sendo implícito no nível tribal, só pode reter o acervo das experiências do passado pela repetição fiel de cada item formal.
    Não é importante para os índios deter o objeto belo, mas Ter os artistas ali, fazendo e refazendo a beleza. As exigências formais de caráter estético – cultural, e aqueles imperativos tecnológicos de retenção da experiências inscrita nos objetos, operam como estabilizadores da atividade artística. "

    extraído de :http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/indigena.html

    nome:Gabriel de Araújo Medeiros
    turma:6ªF

    ResponderExcluir
  59. '' A fabricação de artefatos de cerâmica não é característica de todas as tribos indígenas, entre os Xavantes por exemplo ela falta totalmente, em algumas sua confecção é bastante simples, mas o que é importante ressaltar é que por mais elaborada que seja a cerâmica sua produção é sempre feita sem a ajuda da roda de oleiro. As cerâmicas são utilizada na fabricação de bonecas, panela, vasos e outros recipientes. Muitas são produzidas visando atender a demanda dos turistas.''

    Site Da Pesquisa > http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/indios-brasileiros/arte-indigena-2.php

    Nome : Mattheaus Santana Da Costa ' Numero : 29
    Turma/Serie : 6 F

    ResponderExcluir
  60. "A arte plumária é exuberante e está associada à religiosidade, a beleza e a vaidade, proporcionando elegância e majestade. No cocar estão contidas muitas informações, como o grupo, a faixa etária, posição social e política de seu possuidor. Em forma de roda, o grande arco indica o presente e o passado. As penas dos adornos são dispostas de forma planejada. A forma de adornar a plumagem traz consigo signos que somente podem ser decodificados por membros pertencentes à mesma cultura. Cada tribo desenvolve sua técnica criando um estilo todo próprio, caracterizando sua arte plumária. As penas e as plumas são as verdadeiras jóias dos índios pela técnica e raridades do material utilizado."NOME:lorrane andrade SERIE:6°f

    http://www.jvanguarda.com.br/2009/04/16/arte-plumaria-brasileira/

    ResponderExcluir
  61. "Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil , antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI.

    Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo. Mas o ponto alto da arte indígena são os trançados indispensáveis ao transporte de caça, da pesca, de frutas, para a construção do arcabouço e da cobertura da casa e para a confecção de armadilhas."
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_ind%C3%ADgena
    aluno:yan fernades
    6º "F"

    ResponderExcluir
  62. "Características da cerâmica indígena brasileira

    A execução de artefatos em argila é um aspecto presente na maioria das comunidades indígenas brasileiras, sendo uma atividade essencialmente feminina com exceção para os grupos Yanomâmi, Waharibo e os Yekuana. Entre alguns outros grupos a produção é realizada com a participação masculina em algumas etapas. Segundo Lima (1987, p.174) nos povos Waurá os homens participam da coleta e do transporte da argila, esse é um aspecto novo devido ao aumento da produção. Entre os Júruna tanto homem quanto mulher conhecem a tecnologia, mas os homens só participam do processo de modelagem. Já entre os Tapirapé, os homens produzem cachimbos enquanto que as mulheres fabricam panelas."

    http://ceramicaindigena.blogspot.com/

    nome:gabriel ferreira turma:6f

    ResponderExcluir
  63. Características da cerâmica indígena brasileira

    "A execução de artefatos em argila é um aspecto presente na maioria das comunidades indígenas brasileiras, sendo uma atividade essencialmente feminina com exceção para os grupos Yanomâmi, Waharibo e os Yekuana. Entre alguns outros grupos a produção é realizada com a participação masculina em algumas etapas. Segundo Lima (1987, p.174) nos povos Waurá os homens participam da coleta e do transporte da argila, esse é um aspecto novo devido ao aumento da produção. Entre os Júruna tanto homem quanto mulher conhecem a tecnologia, mas os homens só participam do processo de modelagem. Já entre os Tapirapé, os homens produzem cachimbos enquanto que as mulheres fabricam panelas".

    http://ceramicaindigena.blogspot.com/

    Nome:breno lero :serie 6ª F n°:3

    ResponderExcluir
  64. "Uma das características que mais marcam a cultura indígena, é a pintura corporal que pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente como a roupa usada pelo “homem branco”. A pintura corporal para os indios tem sentidos diversos, não somente na vaidade, ou na busca pela estética perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através desta arte. Feita de jenipapo, carvão ou urucum, tem como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil. Algumas índias utilizam esse método, por exemplo, para “dizer” que estão interessadas em encontrar um parceiro.O processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão, para diversificar as cores.Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces e o nariz. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido. Cada etnia tem sua própria marca e se alguma outra utilizar a mesma, uma luta entre as aldeias pode ocorrer.A etnia Tenharim, do Amazonas, faz desenhos de bolas em todo o corpo para se caracterizar. Homens usam desenhos maiores para se diferenciarem das mulheres e imporem uma posição de liderança. Já na aldeia Tapirapé, do Mato Grosso, homens podem usar as mesmas figuras das mulheres, mas as mulheres não podem usar as dos homens. Esta é uma arte muito especial porque não está associada a nenhum fim utilitário, mas apenas a pura busca da beleza"

    SITE : http://arteindigenaa.blogspot.com/2009/10/pintura-corporal-indigena.html

    NOME : WESLEY
    SERIE E TURMA : 6°SERIE F

    ResponderExcluir
  65. "Pintura corporal é uma das formas de pintura arte indígena onde os corpos são pintados com tinturas extraídas de plantas. Materiais: Jenipapo, Urucum, Babaçu, etc.A pintura corporal é uma forma de expressão. Muitos usam como forma de demonstrar seus sentimentos por algo ou alguém. Geralmente quando escultamos falar de pintura corporal temos em mente sempre os indios, mas a pintura corporal esta presente ate os dias de hoje. A tatuagem e a maquiagem é um grande exemplo de pintura corporal que é usada por pessoas de diversas partes do mundo."

    "http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_corporal"

    Nome: yan stoffel camargo.

    Turma: 6º F

    ResponderExcluir
  66. "A execução de artefatos em argila é um aspecto presente na maioria das comunidades indígenas brasileiras, sendo uma atividade essencialmente feminina com exceção para os grupos Yanomâmi, Waharibo e os Yekuana. Entre alguns outros grupos a produção é realizada com a participação masculina em algumas etapas. Segundo Lima (1987, p.174) nos povos Waurá os homens participam da coleta e do transporte da argila, esse é um aspecto novo devido ao aumento da produção. Entre os Júruna tanto homem quanto mulher conhecem a tecnologia, mas os homens só participam do processo de modelagem. Já entre os Tapirapé, os homens produzem cachimbos enquanto que as mulheres fabricam panelas."


    nome:"mayke albano
    serie:"6"

    turma:"f"
    n°30

    ResponderExcluir
  67. "De maneira geral o processo de manufatura da cerâmica entre os povos indígenas obedece, em linhas gerais, a uma mesma seqüência operacional, com pequenas variações de caráter local que são, na maior parte das vezes, de caráter simbólico. A técnica utilizada pela maioria dos grupos indígenas é a do acordelado: superposição de rolos de argila a partir de uma base, em forma de anéis ou espirais. "

    http://ceramicaindigena.blogspot.com/

    Nome: Marcos Antonio 6° F

    ResponderExcluir
  68. "Até os anos 60, em Icoaraci, 20 km de Belém/PA, a produção de cerâmica se resumia a telhas, tijolos e potes. Havia apenas dois ou três ceramistas fazendo trabalhos artísticos. Ao chegar a Icoaraci, Mestre Cardoso (falecido em abril de 2006) resgatou a arte marajoara fazendo pesquisas no Museu Paraense Emílio Goeldi"
    http://babeldasartes.wordpress.com/
    nome:JONES NONATO DOS SANTOS N'19
    6°"F"

    ResponderExcluir
  69. "Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil , antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI.

    Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo. Mas o ponto alto da arte indígena são os trançados indispensáveis ao transporte de caça, da pesca, de frutas, para a construção do arcabouço e da cobertura da casa e para a confecção de armadilhas."

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_ind%C3%ADgena
    Nome:Vitoria Ellen
    6F
    12/09/2011

    ResponderExcluir
  70. " Uma das características que mais marcam a cultura indígena, a pintura corporal pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente como a roupa usada pelo “homem branco”.
    Feita de jenipapo, carvão ou urucum, tem como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil. Algumas índias utilizam esse método, por exemplo, para “dizer” que estão interessadas em encontrar um parceiro.
    O processo de preparação da tinta consiste em ralar a fruta com semente e depois misturá-la com outros pigmentos, como o carvão, para diversificar as cores. Qualquer índio pode preparar o material e depois usá-lo. Entretanto, é importante tomar cuidado com os desenhos a serem pintados. Cada etnia tem sua própria marca e se alguma outra utilizar a mesma, uma luta entre as aldeias pode ocorrer.
    A etnia Tenharim, do Amazonas, faz desenhos de bolas em todo o corpo para se caracterizar. Homens usam desenhos maiores para se diferenciarem das mulheres e imporem uma posição de liderança. Já na aldeia Tapirapé, do Mato Grosso, homens podem usar as mesmas figuras das mulheres, mas as mulheres não podem usar as dos homens ".

    http://webradiobrasilindigena.wordpress.com/2007/11/28/pintura-corporal/

    Aluna: gideão
    Serie/turma : 6° F
    N°: 10

    ResponderExcluir
  71. CERAMICA INDIGENA

    "As mais de 200 tribos indígenas do Brasil produzem seus próprios utensílios de cerâmica usando técnicas tradicionais de seus antepassados.

    As peças geralmente são produzidas manualmente pelas mulheres indígenas que trabalham moldando o barro, farta matéria-prima encontrada na natureza. Na época das secas, as índias recolhem o barro, nas margens dos rios, armazenando-o em cestos ou folhas de palmeiras, para evitar que o barro resseque, e depois retiram as impurezas, como pedaços de gravetos e pedras, amassando a argila com um pilão, para obterem um grão bem fino e homogêneo.

    Para um acabamento de boa qualidade e uma boa liga, as índias misturam alguns componentes orgânicos ou minerais do tipo palha picada ou ossos moídos. Como a argila é um material fácil de ser modelado, o acabamento final é feito alisando as peças com uma concha ou um utensílio de metal. Essas peças de cerâmica produzidas se dividem em objetos utilitários, do tipo de cuias, pratos e panelas, ou em objetos de rituais, como os cachimbos, utilizados em cerimônias religiosas."
    Nome:Jéssica Lorena// numero:18
    Serie/turma:6 F
    Site:http://www.edukbr.com.br/artemanhas/ceramica.asp

    ResponderExcluir
  72. As mais de 200 tribos indígenas do Brasil produzem seus próprios utensílios de cerâmica usando técnicas tradicionais de seus antepassados.

    As peças geralmente são produzidas manualmente pelas mulheres indígenas que trabalham moldando o barro, farta matéria-prima encontrada na natureza. Na época das secas, as índias recolhem o barro, nas margens dos rios, armazenando-o em cestos ou folhas de palmeiras, para evitar que o barro resseque, e depois retiram as impurezas, como pedaços de gravetos e pedras, amassando a argila com um pilão, para obterem um grão bem fino e homogêneo.

    Para um acabamento de boa qualidade e uma boa liga, as índias misturam alguns componentes orgânicos ou minerais do tipo palha picada ou ossos moídos. Como a argila é um material fácil de ser modelado, o acabamento final é feito alisando as peças com uma concha ou um utensílio de metal. Essas peças de cerâmica produzidas se dividem em objetos utilitários, do tipo de cuias, pratos e panelas, ou em objetos de rituais, como os cachimbos, utilizados em cerimônias religiosas.

    http://www.edukbr.com.br/artemanhas/ceramica.asp Vitoria Abreu 6 F

    ResponderExcluir
  73. "Pintura corporal é uma das formas de pintura arte indígena onde os corpos são pintados com tinturas extraídas de plantas. Materiais: Jenipapo, Urucum, Babaçu, etc.A pintura corporal é uma forma de expressão. Muitos usam como forma de demonstrar seus sentimentos por algo ou alguém. Geralmente quando escultamos falar de pintura corporal temos em mente sempre os indios, mas a pintura corporal esta presente ate os dias de hoje.E para revelar de quem se trata, "Como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos ‘falam’, dão recados. Boa tinta, boa pintura, bom desenho garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser. Nos dias comuns a pintura pode ser bastante simples, porém nas festas, nos combates, mostra-se requintada, cobrindo também a testa, as faces .".name: guilherme gonzaga dos santos 6·º]fhttp://arteindigenaa.blogspot.com/2009/10/pintura-corporal-indigena.html

    ResponderExcluir
  74. No Brasil, existe uma grande variedade de fibras como ouricuri, embira, carnaúba, taquara, babaçu, bananeira, taboa, cipó, etc. Depois de colhidas, essas fibras passavam por um longo processo de tratamento, que era feito com cinzas, e a fibra era batida repetidamente. Hoje, o processo tornou-se diferente, bate-se a fibra no liquidificador e ferve-se com soda cáustica, o que facilita e agiliza o trabalho, mas que também provoca mudanças na maneira de encarar o fazer "

    http://ceramicaindigena.blogspot.com/richard
    6º"F"
    aluno richard

    ResponderExcluir
  75. Uma das características que mais marcam a cultura indígena, é a pintura corporal que pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente como a roupa usada pelo “homem branco”. A pintura corporal para os indios tem sentidos diversos, não somente na vaidade, ou na busca pela estética perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através desta arte. nome:mizael turma: 6 f http://arteindigenaa.blogspot.com/2009/10/pintura-corporal-indigena.html

    ResponderExcluir
  76. "A execução de artefatos em argila é um aspecto presente na maioria das comunidades indígenas brasileiras, sendo uma atividade essencialmente feminina com exceção para os grupos Yanomâmi, Waharibo e os Yekuana. Entre alguns outros grupos a produção é realizada com a participação masculina em algumas etapas. Segundo Lima (1987, p.174) nos povos Waurá os homens participam da coleta e do transporte da argila, esse é um aspecto novo devido ao aumento da produção. Entre os Júruna tanto homem quanto mulher conhecem a tecnologia, mas os homens só participam do processo de modelagem. Já entre os Tapirapé, os homens produzem cachimbos enquanto que as mulheres fabricam panelas."

    Nome:Matheus Douglas Brito Silva

    serie:6°serie 7°ano
    Turma:F

    http://ceramicaindigena.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  77. As mais de 200 tribos indígenas do Brasil produzem seus próprios utensílios de cerâmica usando técnicas tradicionais de seus antepassados.

    "As peças geralmente são produzidas manualmente pelas mulheres indígenas que trabalham moldando o barro, farta matéria-prima encontrada na natureza. Na época das secas, as índias recolhem o barro, nas margens dos rios, armazenando-o em cestos ou folhas de palmeiras, para evitar que o barro resseque, e depois retiram as impurezas, como pedaços de gravetos e pedras, amassando a argila com um pilão, para obterem um grão bem fino e homogêneo." ALUNO"LUIZ FERNANDO DA SILVA FERREIRA 6F" "www.edukbr.com.br/artemanhas/ceramica.asp"

    ResponderExcluir
  78. "Pintura corporal é uma das formas de pintura arte indígena onde os corpos são pintados com tinturas extraídas de plantas. Materiais: Jenipapo, Urucu, Babaçu, etc.A pintura corporal é uma forma de expressão. Muitos usam como forma de demonstrar seus sentimentos por algo ou alguém. Geralmente quando escultamos falar de pintura corporal temos em mente sempre os indios, mas a pintura corporal esta presente ate os dias de hoje."

    nome:keliany barbosa nascimento s2
    turma:f serie:6

    http://artecef3.blogspot.com/2011/09/8-arte-indigena-brasileira.html#comments

    ResponderExcluir
  79. Pintura Corporal Indígena

    “Uma das características que mais marcam a cultura indígena, é a pintura corporal que pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente como a roupa usada pelo “homem branco”.

    http://arteindigenaa.blogspot.com/2009/10/pintura-corporalindigena.html
    Nome=Brenda estevão dos santos.
    nº chamada= 2
    turma= f serie= 6

    ResponderExcluir
  80. "A variedade de plantas que são apropriadas ao trançado no Brasil dá ao índio uma inesgotável fonte de matéria prima. É trançando que o índio constrói a sua casa e uma grande variedade de utensílios, como cestos para uso doméstico, para transporte de alimentos e objetos trançados para ajudar no preparo de alimentos (peneiras), armadilhas para caça e pesca, abanos para aliviar o calor e avivar o fogo, objetos de adorno pessoal (cocares, tangas, pulseiras), redes para pescar e dormir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos, etc. Tudo isso sem perder a beleza e feito com muita perfeição. A cerâmica destacou-se principalmente pela sua utilidade, buscando a sua forma, nas cores e na decoração exterior, o seu ponto alto ocorreu na ilha de Marajó."

    http://arteindigenaa.blogspot.com/2009/10/trancados-e-ceramica.html

    Nome:Lucas Fernandes Da Silva N°23
    6°F

    ResponderExcluir
  81. "Pintura corporal é uma das formas de pintura arte indígena onde os corpos são pintados com tinturas extraídas de plantas. Materiais: Jenipapo, Urucum, Babaçu, etc.A pintura corporal é uma forma de expressão. Muitos usam como forma de demonstrar seus sentimentos por algo ou alguém. Geralmente quando escultamos falar de pintura corporal temos em mente sempre os indios, mas a pintura corporal esta presente ate os dias de hoje. A tatuagem e a maquiagem é um grande exemplo de pintura corporal que é usada por pessoas de diversas partes do mundo".
    Nome= Letícia Alves
    turma :F serie 6

    ResponderExcluir
  82. "Pintura corporal é uma das formas de pintura arte indígena onde os corpos são pintados com tinturas extraídas de plantas. Materiais: Jenipapo, Urucum, Babaçu, etc.A pintura corporal é uma forma de expressão. Muitos usam como forma de demonstrar seus sentimentos por algo ou alguém. Geralmente quando escultamos falar de pintura corporal temos em mente sempre os indios, mas a pintura corporal esta presente ate os dias de hoje. A tatuagem e a maquiagem é um grande exemplo de pintura corporal que é usada por pessoas de diversas partes do mundo. Isso acontece desde tempos imemoriaveis, mas é firme ate os dias de hoje."
    http://www.wverissimo.com.br/pintura-corporal
    Nome:Gisele serie:6F

    ResponderExcluir
  83. "A execução de artefatos em argila é um aspecto presente na maioria das comunidades indígenas brasileiras, sendo uma atividade essencialmente feminina com exceção para os grupos Yanomâmi, Waharibo e os Yekuana. Entre alguns outros grupos a produção é realizada com a participação masculina em algumas etapas. Segundo Lima (1987, p.174) nos povos Waurá os homens participam da coleta e do transporte da argila, esse é um aspecto novo devido ao aumento da produção. Entre os Júruna tanto homem quanto mulher conhecem a tecnologia, mas os homens só participam do processo de modelagem. Já entre os Tapirapé, os homens produzem cachimbos enquanto que as mulheres fabricam panelas.
    De maneira geral o processo de manufatura da cerâmica entre os povos indígenas obedece, em linhas gerais, a uma mesma seqüência operacional, com pequenas variações de caráter local que são, na maior parte das vezes, de caráter simbólico. A técnica utilizada pela maioria dos grupos indígenas é a do acordelado: superposição de rolos de argila a partir de uma base, em forma de anéis ou espirais. Como exceção, registra-se o grupo Tapirapé, que modelam diretamente suas peças em uma massa de barro - nos demais grupos essa técnica é destinada somente para peças pequenas.
    O processo operacional tem início com a obtenção da argila, retirada das margens ou leitos de rios ou córregos. Para coleta normalmente aproveita-se o período das secas, quando as águas dos rios encontram-se baixas, sendo muito comum a participação dos homens nesta tarefa, em função do grande esforço necessário. A qualidade do material pode ser testada através do tato, rolando o barro entre os dedos, ou através do paladar, como entre os Turiyó que o provam. A argila é previamente examinada e normalmente sofre uma preparação como a retirada de impurezas (fragmentos vegetais, minerais, seixos). Livre de detritos a argila é amassada sendo simultaneamente testada sua consistência – é muito comum deixar a argila repousar por vários dias antes de sua utilização."

    http://ceramicaindigena.blogspot.com/

    Nome:Matheus Douglas Brito Silva

    Serie:6°Serie 7°ano
    Turma:F

    ResponderExcluir
  84. "A execução de artefatos em argila é um aspecto presente na maioria das comunidades indígenas brasileiras, sendo uma atividade essencialmente feminina com exceção para os grupos Yanomâmi, Waharibo e os Yekuana. Entre alguns outros grupos a produção é realizada com a participação masculina em algumas etapas. Segundo Lima (1987, p.174) nos povos Waurá os homens participam da coleta e do transporte da argila, esse é um aspecto novo devido ao aumento da produção."
    http://ceramicaindigena.blogspot.com/
    NOME:KARINA TEIXEIRA DA SILVA
    6ª "F"

    ResponderExcluir
  85. " arte indigena - Ceramica"

    Até os anos 60, em Icoaraci, 20 km de Belém/PA, a produção de cerâmica se resumia a telhas, tijolos e potes. Havia apenas dois ou três ceramistas fazendo trabalhos artísticos. Ao chegar a Icoaraci, Mestre Cardoso (falecido em abril de 2006) resgatou a arte marajoara fazendo pesquisas no Museu Paraense Emílio Goeldi. E despertou nos artistas locais o interesse pelas cerâmicas amazônicas – marajoara, tapajônica, santarena, etc. Mestre Cardoso atraiu a atenção dos moradores pela reação positiva dos turistas e, conseqüentemente, retorno financeiro. Nos anos 70 verificou-se em Icoaraci o começo de uma fase de grande produção de réplicas imitando o estilo das obras pertencentes ao Museu. Assim, para ganhar o sustento da família, até as pessoas que jamais tinham se dedicado à cerâmica montaram oficinas.
    Hoje o distrito de Icoaraci é o maior centro produtor e divulgador da cerâmica indígena amazônica. No centro do distrito fica o bairro do Paracuri, onde se concentram cerca de 90% da comunidade de ceramistas.

    Aluno(a): Igor Guilherme nº: 39
    turma: 6º 'D'

    site de pesquisa: http://babeldasartes.wordpress.com/2008/09/25/prato-marajoara-arte-indigena/

    ResponderExcluir
  86. "Arte indigena brasileira - arte plumaria"

    A ARTE PLUMÁRIA

    "No Brasil, existem pelo menos 30 grupos indígenas que produzem adornos plumários. Alguns deles: Xavante, Waurá, Juruna, Kaiapó, Tukano, Urubus-Kaapor, Asurini, Karajá.

    A arte plumária indígena possui um caráter ritualístico, em dois níveis:

    1 - A confecção das peças (modo de fazer): é feita exclusivamente pelos homens, que obedecem a um ritual de caça, coleta, separação, tingimento, corte, amarração, etc.. da matéria-prima, afim de dar uma forma específica a ela.

    2 - Finalidade (simbolismo):

    · A arte plumária é uma forma de comunicação, de linguagem.
    Os grupos indígenas ornamentam o corpo em contraposição aos outros seres vivos (animais e outros grupos indígenas).
    Contrapondo-se os diferentes grupos indígenas cria-se um diferencial, tanto no aspecto interno da tribo quando no externo a estes grupos.

    · Extrapolando o conceito de enfeite, a plumária é um símbolo usado em ritos e cerimônias. Pode representar mensagens sobre sexo, idade, filiação (clã), posição social, importância cerimonial, cargo político e grau de prestígio dos seus portadores e possuidores.

    · O uso dos objetos plumários é privativo aos homens principalmente nos cerimoniais onde eles possuem um papel mais destacado que as mulheres.

    ARTE PLUMÁRIA

    Matéria prima + Domínio técnico + Senso estético
    ( beleza ) desenvolvido


    Matéria Prima

    · Penas - são os maiores elementos da plumagem. Provenientes da cauda e das asas das aves.
    · Plumas - cobertura das costas e do abdomen das aves. São menores, largas e arredondadas.
    · Penugem - pequenas plumas do pescoço, das costas e do abdomen das aves. Possuem a sua estrutura descontínua."

    Aluno(a):igor guilherme B. S. n°:39
    turma:6° D

    site pesquisado: "http://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/plumaria.html"

    ResponderExcluir
  87. para mim arte indigena é:
    Alguns indios confecionavam artigos de barro, como louças,bacias, jaros, comos os da Ilha de Marajó. Hoje ainda os indios são artesãos confecionam como no passado : cestas, balaios,redes, chapéus,peneiras, cestos para pescar (uma forma de armadilha) arcos e flexas e pintam os mesmos com urucum uma tinta extraida de um vegetal :Urucum. Faziam também em alguns locais peças de roupas. Indios mexicanos e norte-americanos e sul americanos Incas , Maias e Astecas, confecionavam roupas e conheciam a tecelagem e também peças em ouro e prata.

    ResponderExcluir
  88. para mim arte indigena é uma forma que os indios tinham de expressar seu sentimentos.
    Apesar disso tudo deveria ser perfeito na sua execuçao.
    Jéssica Machado N°19
    7°´A´

    ResponderExcluir
  89. Para mim arte indigena é:
    Alguns indios confecionavam artigos de barro, como louças,bacias, jaros, comos os da Ilha de Marajó. Hoje ainda os indios são artesãos confecionam como no passado : cestas, balaios,redes, chapéus,peneiras, cestos para pescar (uma forma de armadilha) arcos e flexas e pintam os mesmos com urucum uma tinta extraida de um vegetal :Urucum. Faziam também em alguns locais peças de roupas. Indios mexicanos e norte-americanos e sul americanos Incas , Maias e Astecas, confecionavam roupas e conheciam a tecelagem e também peças em ouro e prata.

    Natã dos Santos Brandão
    7ªB Nº27 CEF03

    ResponderExcluir
  90. "ARQUITETURA

    Taba ou Aldeia é a reunião de 4 a 10 ocas, em cada oca vivem várias famílias (ascendentes e descendentes), geralmente entre 300 a 400 pessoas. O lugar ideal para erguer a taba deve ser bem ventilado, dominando visualmente a vizinhança, próxima de rios e da mata. A terra, própria para o cultivo da mandioca e do milho.
    No centro da aldeia fica a ocara, a praça. Ali se reunem os conselheiros, as mulheres preparam as bebidas rituais, têm lugar as grandes festas. Dessa praça partem trilhas chamadas pucu que levam a roça, ao campo e ao bosque.
    Destinada a durar no máximo 5 anos a oca é erguida com varas, fechada e coberta com palhas ou folhas. Não recebe reparos e quando inabitável os ocupantes a abandonam. Não possuem janelas, têm uma abertura em cada extremidade e em seu interior não tem nenhuma parede ou divisão aparente. Vivem de modo harmonioso."

    jackson junior
    6ºE
    n:38

    ResponderExcluir
  91. "TRANÇADOS E CERÂMICA

    A variedade de plantas que são apropriadas ao trançado no Brasil dá ao índio uma inesgotável fonte de matéria prima. É trançando que o índio constrói a sua casa e uma grande variedade de utensílios, como cestos para uso doméstico, para transporte de alimentos e objetos trançados para ajudar no preparo de alimentos (peneiras), armadilhas para caça e pesca, abanos para aliviar o calor e avivar o fogo, objetos de adorno pessoal (cocares, tangas, pulseiras), redes para pescar e dormir, instrumentos musicais para uso em rituais religiosos, etc. Tudo isso sem perder a beleza e feito com muita perfeição.
    A cerâmica destacou-se principalmente pela sua utilidade, buscando a sua forma, nas cores e na decoração exterior, o seu ponto alto ocorreu na ilha de Marajó."

    CHRISTIAN GOMES MONTEIRO
    6E N42

    ResponderExcluir
  92. ________________________________________________
    Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil , antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI.
    Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo. Mas o ponto alto da arte indígena são os trançados indispensáveis ao transporte de caça, da pesca, de frutas, para a construção do arcabouço e da cobertura da casa e para a confecção de armadilhas.
    Quando dizemos que um objeto indígena tem qualidades artísticas, podemos estar lidando com conceitos que são próprios da nossa civilização, mas estranhos ao índio. Para ele, o objeto precisa ser mais perfeito na sua execução do que sua utilidade exigiria. Nessa perfeição para além da finalidade é que se encontra a noção indígena de beleza. Outro aspecto importante a ressaltar: a arte indígena é mais representativa das tradições da comunidade em que está inserida do que da personalidade do indivíduo que a faz. É por isso que os estilos da pintura corporal, do trançado e da cerâmica variam significativamente de uma tribo para outra. É preciso não esquecer que tanto um grupo quanto outro conta com uma ampla variedade de elementos naturais para realizar seus objetos: madeiras, caroços, fibras, palmas, palhas, cipós, sementes, cocos, resinas, couros, ossos, dentes, conchas, garras e belíssimas plumas das mais diversas aves. Evidentemente, com um material tão variado, as possibilidades de criação são muito amplas, como por exemplo, os barcos e os remos dos Karajá, os objetos trançados dos Baniwa , as estacas de cavar e as pás de virar biju dos índios xinguanos. As peças de cerâmica que se conservaram testemunham muitos costumes dos diferentes povos índios e uma linguagem artística que ainda nos impressiona. São assim, por exemplo, as peças da Ilha de Marajó, são divididos em dois tipos: Santarém e Marajoara. Nas peças de Santarém, apresentam tamanho pequeno, porém bem trabalhado. Já nas peças Marajoaras, apresentam tamanho grande e normalmente contém pinturas de deuses ou animais, sempre contendo cores avermelhadas. Para os índios, as máscaras têm um caráter duplo: ao mesmo tempo que são um artefato produzido por um homem comum, são a figura viva do ser sobrenatural que representam Elas são feitas com troncos de árvores, cabaças e palhas de buriti e são usadas geralmente em danças cerimoniais, como, por exemplo, na dança do Aruanã, entre os Karajá, quando representam heróis que mantêm a ordem do mundo. As cores mais usadas pelos índios para pintar seus corpos são o vermelho muito vivo do urucum, o negro esverdeado da tintura do suco do jenipapo e o branco da tabatinga. A escolha dessas cores é importante, porque o gosto pela pintura corporal está associado ao esforço de transmitir ao corpo a alegria contida nas cores vivas e intensas.
    Através da pintura corporal algumas tribos se organizam socialmente,cada grupo como guerreiros, nobres e povo, se pintam e se enfeitam diferentemente. Algumas pinturas chegam a serem bem elaboradas, algumas rompendo com as formas do corpo humano.

    ________________________________________________

    ''Na minha opiniao tmb os indios tinha suas formas de confecionar suas esculturas de Barros,Cerramicas etc.. Se pintavam co carvaoo e com penas de aves ..A pesca era suas proprias amardilhas para o modo se sobreviviencia ...''
    ________________________________________________


    Ericles Rodrigues De Lima
    Serie:7 Turma ''I''

    Obs:site pesquisado:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_ind%C3%ADgena

    ResponderExcluir
  93. achei muito interessante as ceramicas que os indios faziam,tambem acho muito importante pra que a cultura inigena não desaparecer. wesley júnio serie:7a

    ResponderExcluir